sábado, 1 de dezembro de 2012

Dez achados da década perdida



  • Sábado á tarde, batendo papo no Facebook sobre os anos 80. "Ei, cara, já percebeu que o pessoal fala muito dos anos 80, mas dos anos 90, que é bom, nada?" Pensando nisso, surgiu um desafio: listar os filmes que marcaram essa década e as seguintes. Muito bem, aceitaram o desafio os amigos Augusto Severo, Tarcísio Normando e Vanderson Fernandes (além de mim, claro...). Acompanhe aí abaixo o resultado:


Dez grande filmes de 1990

por Tarcísio Serpa Normando




Perfume de Gardênia - Em 91, ano em que collor acabou com a Embrafilme, este foi o ÚNICO filme brasileiro produzido. Entra na lista pela persistência;
O Poderoso Chefão Parte III - Acabou a segunda melhor trilogia do cinema;
Ronin - A melhor perseguição automobilística dos anos 90 e um Robert de Niro ainda inspirado;
Fogo contra Fogo - Pela primeira vez juntos De Niro e Pacino. Tem a melhor cena de tiroteio dos anos 90;
Dança com Lobos - O último filme que presta do Kevin Costner;
A Excêntrica Família de Antônia - Filme sueco(?) que com toda justiça levou o oscar de filme estrangeiro no lugar do brasileiro Quatrilho;
Cães de Aluguel - Primeiro filme de Tarantino, um espetáculo;
Pulp Fiction - Obra prima de Tarantino;
Despedida em Las Vegas - O filme mais deprê dos anos 90 com uma inexplicável boa atuação de Nicholas Cage;
Ah, quer saber, escolhe qualquer um desses: Central do Brasil, As Bruxas de Salem, Forrest Gump, Seven.




Dez filmes que definiram os anos 90
por Vinicius Alves do Amaral






-Matrix: pra mim foi uma revolução tanto no tema (embora o eXistenz e Cidade das Sombras tenham o mesmo tema) como nas técnicas (leia-se efeitos especiais);

-Sexto Sentido: foi o suspense da década, cara!

-Máquina Mortífera: virou até fórmula pronta - a dupla de policiais, um inconsequente, outro bem família e coisa e tal...

-Cães de Aluguel: começo em grande estilo do Tarantino;

-Melhor Impossível: nunca gostei de comédia romântica, mas essa aqui me conquistou. Jack Nicholson atacando de escritor antipático, impagável;

-Rei Leão: eu acho que em se tratando de animação, o Rei Leão tem um grande concorrente que é Toy Story;

-Central do Brasil: cara, eu sempre achei que esse filme ajudou a levantar a auto-estima do cinema brasileiro;

-Bruxa de Blair: pode ver o tanto de cria que esse filme deu hoje, tipo Atividade Paranormal, Rec e o escambau;

-Jurassic Park: Spielberg marcando essa década com mais um filmão;

-Os Imperdoáveis: o último grande western e só com feras (Clint, Morgan Freeman, Gene Hackman, Richard Harris).

Os 10 maiores filmes dos anos 90
por Vanderson Dinhows Fernandes






Então vamos lá:
1-Armagedon
2-Um Herói de Brinquedo 
3-Forest Gump
4-A Bruxa de Blair
5-O poderoso Chefão III
6-Central do Brasil 
7-Orfeu
8-Street Fighter (Fã de videogame)
9-Mortal Kombat (Fã de videogame)
10-American Pie (lembra a época dos tempos de escola de todo mundo)


Os 11 (tentei 10, mas não deu) Melhores Filmes dos anos 90
por Augusto Severo


O Pagamento Final (Carlito’s Way, 1993) de Brian de Palma – Sou colecionador de filmes, e esse é, em minha opinião, o terceiro melhor filme do Al Pacino.

Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994) de Quentin Tarantino – A década de 90 foi a década de ouro da cultura tarantinesca, e foi difícil ter que escolher qual o melhor dele nesse período. Escolhi o PULP porque, além de pioneiro, é o que mais trouxe consequências diretas pro universo pop do cinema de hoje. Além de uma atuação do Samuel L Jackson e uma trilha sonora que dispensam comentários.

À Beira da Loucura (In the Mouth of Madness, 1994) de John Carpenter – Como sou nascido e criado no universo dos RPGs, essa foi a primeira dramatização séria que se baseou nos mitos Cthulhunianos de H.P. Lovecraft, e por isso, meu sonho realizado infantil de como deveria ser todo filme de terror. Clássico dos clássicos do rei dos clássicos: John Carpenter!

Além da Linha Vermelha (The Thin Red Line, 1998) de Terrence Malick – Eu me perguntava como seria um “APOCALIPSE NOW” tendo como base a WW II, e acho que foi o que mais se aproximou. Esse eu vi no cinema!

O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1998) de Joel e Ethan Coen – O primeiro grande trabalho dos Irmão Cohen. Considero a única grande comédia DEMOCRATA americana da década de 90: aluguei quando moleque!

O Silêncio dos Inocentes (The Silence of Lambs, 1991) de Jonathan Demme – Desde moleque fui fascinado por terror, até que numa noite de madrugada na globo fui apresentado a este que considero o maior TRHILLER de todos os tempos; praticamente estabeleceu o gênero (suspense com elementos de terror), tão cultuado hoje.

Clube da Luta (Fight Club, 1999) de David Fincher – Meu filme favorito de todos os tempos.

Último dos Moicanos (The Last Of The Mohicans, 1992) de Michael Mann – Na minha infância, todo garoto nerd que se preza tinha que ter decorado todas as cenas desse filme. Na época, Eu tinha acabado de ver “Meu Pé Esquerdo”, e pensava que nunca mais veria qualquer outro filme do Daniel Day-Lewis. Até que assisti isso! OBRA PRIMA da fotografia e da trilha sonora.

A Bruxa de Blair (the Blair Witch Project, 1999), de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez – Da época do “Eu Quero a Nota”, fui ao cinema mais por ter sido vítima da propaganda massiva feita em cima desse filme. Acreditei mesmo que os guris tinham morrido! Ese filme popularizou o gênero “Documentário”, tão popular hoje. Pena que as continuações foram um lixo.

O Exterminador do Futuro 2 O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day, 1991) de James Cameron - Filmes de Ação de hoje em dia devem tudo a ele.

• O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999) de M. Night Shyamalan – Aquele choque de chegar ao final e ser surpreendido – PQP! – tal recurso ja era utilizado em épocas anteriores, mas foi o Sexto Sentido que trouxe de volta a vida essa sensação, fazendo todo mundo sair do cinema falando “vc tem que assistir!” Os filmes de terror atuais devem muito a esse filme.

Coloquei aqui sem ordenar por preferência ou relevância. São os filmes que considero mais relevantes dessa década no que condiz a gerar consequências no mundo pop até hoje! Alguns eu coloquei só porque gosto mesmo!

Um comentário: