quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Agenda cheia!

jean cocteau: surrealista francês.

Não sou muito de apresentar a todos meus planos, mas hoje farei isso.
Ultimamente tenho o privilégio de estar fazendo parte de diversos projetos ao mesmo tempo, o que tem por um lado ofuscado os posts desse blog e por outro consumido muito mais da minha criatividade.
Desde de março tenho mantido uma coluna no site Almanaque Urupês, iniciativa memorável dos irmãos Angelo e Pedro Rubim de preservar a história e memória de Taubaté e do Vale do Paraíba paulista como um todo. O título dela é Manauté - junção das duas cidades que me inspiram diariamente: a capital do Amazonas onde atualmente resido e a terra natal de Monteiro Lobato, onde morei por 6 anos.
Os objetivos principais tem sido três: analisar a história e memória taubateana, relatar minha experiência enquanto morador de uma cidade pouco conhecida dos paulistas e comentar fatos e processos pertinentes do presente.
E a partir do começo desse mês passo a fazer parte da equipe do blog Fagocitando São Paulo do meu amigo Diego Gatto. É um projeto mais voltado para textos de opinião e/ou literários. Falando nisso, tenho certeza que quem acompanha o presente blog já deve ter percebido que o Bar tem se ocupado recentemente mais com contos (de todos os tipos: microcontos, nanocontos, contos tamanho família, etc.). Apenas estou experimentando um gênero que gosto muito. É um ótimo exercício narrativo também. Qualquer dia tentarei unir o tipo de narrativa com qual tenho me identificado com minhas pesquisas em História.
Voltando ao assunto, não bastasse isso tudo, também estou envolvido noutro projeto. Esse ainda em fase de realização, mas que posso adiantar a vocês que será fantástico. A proposta é ótima: unir 15 autores novatos, mas talentosos (cada um em um campo: poesia, crônica, contos, comentários esportivos, ensaios, etc.) que abordarão a cada semana o mesmo tema de perspectivas diferentes.
Existem também os projetos fora do mundo virtual. Dentre eles posso citar apenas um: uma peça teatral para a abertura da IX Semana da Consciência Negra da Uninorte. Será uma comédia que girará em torno do tema do evento desse ano: a África. Brincamos um pouco com os estereótipos e a história desse continente. Todo sábado ensaiamos. Todo ensaio termina com uma cervejada , digo, um happy hour. A experiência vem sendo trabalhosa, mas divertida. Assim como os demais projetos de que participo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário