domingo, 12 de agosto de 2012

Já comentou algo hoje?


Um blog se alimenta de comentários. Li isso em algum lugar. Na realidade é mais fácil um blog sobreviver com acessos - se você usa aquele recurso do Ad Sense e coisa e tal. Mas comentários?
O blog pode muito bem continuar por teimosia do seu proprietário. Mas a verdade é que alguns comentários ajudam a construir futuros post, por incitar novas questões ou aconselhar novos temas. Além disso há algo mais...
O que um blogueiro quer não é apenas que leiam suas postagens, mas que digam algo sobre elas. Que aconselhe, que critique, que elogie, etc. Numa plataforma como essa é preciso saber que não estamos escrevendo para nós mesmos.
Há artistas que se realizam mais com os aplausos que com a bilheteria do show. Guardada as devidas proporções, é o que acontece com os blogs. Muitos blogueiros vivem á espera desse diálogo com o leitor. Diálogo esse que é muito mais rápido e pontual que de um livro publicado.
Constatei que o acontece muito é isso: os blogs são muito acessados e pouco comentados. Talvez a falta de tempo expliquei um pouco disso. Mas como explicar as pessoas que passam mais de 2h nas redes sociais e que não tem coragem de gastar 2 min lendo um post ou escrevendo um comentário?
Em conversa com o Prof. Tarcísio Serpa Normando chegamos a conclusão de que as redes sociais funcionam porque há a liberdade total, enquanto no blog existem regras. O blog é a biblioteca, o Facebook é a mesa de bar. A grande sacada aqui é a interatividade. A interatividade e a conectividade: você pode dizer qualquer coisa, compartilhar qualquer coisa com o seu amigo, pois sabe que está conectado com ele.
Como o blogueiro pode competir com isso? Não pode. Não há como superar as redes sociais porque elas fazem muito bem o que se propõem a fazer, resta a nós fazermos o mesmo.
Um blog, pelo menos ao meu ver, é um espaço de informação e opinião - e porque não de entretenimento? Ora, são recursos que as redes sociais também oferecem, mas não de forma duradoura. Afinal, seu foco é a interação. O nosso é outro. Podemos muito bem agir de forma complementar: fornecendo conteúdo para se discutido ou acessado nas redes sociais.
Acho muito louvável a atitude de muitos grupos e pessoas que tem promovido essa divulgação da blogosfera, como é o caso, por exemplo da comunidade Blogs Brasil. É um meio de criarmos um público e, melhor ainda, um público participativo.

Um comentário:

  1. Não poderia deixar de comentar.
    [ainda mais com esse tema]
    Também penso que os comentários são um diferencial.

    Quando as pessoas veem que seu blog teve um numero maior de acessos ficam satisfeitas, porém não se tem a certeza de que alguém leu algo que foi postado.
    Pode ter sido um simples clique de um link que tenha direcionado a pessoa até lá.

    Entretanto, quando há um comentário o blogueiro cria uma expectativa e percebe que de alguma maneira aquele texto foi lido e transmitiu uma mensagem para o leitor, e isso é o mais gratificante.

    ResponderExcluir