domingo, 1 de julho de 2012

Tombaram a Cidade Maravilhosa!


A novidade chegou pela boca da ministra da Cultura Ana Holanda que estava em Haia, Suíça, em uma reunião com a cúpula da UNESCO: A cidade do Rio de Janeiro foi tombada como patrimônio mundial da Humanidade. É possível tombar uma cidade? Sim, existe um quesito para patrimônio histórico e cultural na UNESCO que engloba justamente as cidades: Paisagem Cultural Urbana. Na realidade a cidade inteira não é tombada, mas apenas alguns pontos considerados como centrais. No nosso caso, foram  Baía de Guanabara, Enseada de Botafogo, Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro e Parque do Flamengo, Jardim Botânico, Praia e Forte de Copacabana, Morro e Forte do Leme, Arpoador, Pedra da Gávea,Jardim Botânico e Passeio.
Claro que é preciso um diferencial para certa cidade ser classificada e outra não e no caso do Rio, segundo os relatórios encomendados, esse diferencial seria a relação que o carioca tem com o ambiente. O modo como ele se adapta á geografia dos morros, das florestas e das praias. Com o tombamento confirmado, agora resta o governo municipal, estadual e federal se comprometerem a preservar estes locais, relatando periodicamente como os cuidados tem sido ministrados á estes lugares.
Eu fiquei feliz, como todo carioca ficaria, e preocupado, como todo bom carioca ou como todo bom carioca pessimista ficaria, ao saber disso. Mas deixo para dizer o porquê em outra oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário