segunda-feira, 23 de julho de 2012

As velhas novidades


Muito bem: vamos nos atualizar!
Eleições em Manaus: Quem são os candidatos?
Vanessa Graziotin (PCdoB): senadora e menina dos olhos de Braga.
Henrique Oliveira (PR): deputado federal, ex- apresentador sensacionalista, desafeto de Amazonino.
Arthur Neto (PSDB): senador e cabeça da oposição manjada.
Serafim Corrêa (PSB): servidor público, ex-prefeito e malabarista de coligação partidária.
Pauderney Avelino (DEM): deputado federal, paladino da Zona Franca e simpatizante de Braga.
Luiz Navarro (PCB): comerciante ancião e candidato azarão.
Herbert Amazonas (PSTU): servidor público e eterno candidato da oposição da oposição.
Sabino Castelo Branco (PTB): apresentador descarado e candidato já fichado.
Jerônimo Maranhão (PMN): engenheiro e protótipo de candidato independente-quase-salvador-da-pátria.

Vamos dar uma olhada nesse quadro. Parece que existem aí só três partidos: o Partido do Eduardo Braga, o Partido do Amazonino Mendes e o Partido dos Outros. A questão ideológica foi pro beleléu, como em boa parte do Brasil. Militantes de esquerda se unem aos "donos do poder" em coligações muito suspeitas. Os candidatos não tem nem vergonha de admitir isso. 
No poder está um grupo camaleônico: troca de roupa constantemente para sobreviver. O discurso continua o mesmo: a cidade precisa se desenvolver. Mas quem se desenvolve mesmo são suas contas bancárias. No Brasil, há a crença de quem não fizer uma obra faraônico não é um bom governador. Nesse sentido, Manaus não escapa á regra: aí estão os Prosamins, a Ponte Rio Negro, a Ponta Negra revitalizada. Projetos do Estado que o Município tenta competir. E as questões dos cotidiano como transporte coletivo, educação e saúde vão pra escanteio. 
A situação tem prevalecido em Manaus, apesar dos governos de Arthur Neto e Serafim Corrêa. Falando nisso, quem é essa tal de "oposição"? Eu vejo oposições. Algumas são contrárias ao governo simplesmente porque não estão nele. Outros querem uma administração diferente. Mas como fazer algo novo num ambiente viciado, cheio de seres com mais de duas décadas de parasitismo no funcionalismo público?
O mandato de Serafim Corrêa demonstra bem isso. Embora hoje faça acordos com Deus e o Diabo, Serafim tentou implantar um outro tipo de administração e encontrou resistência das mais fortes dentro da sua própria coligação.
Temos a oposição anti-fulano (caso de Sabino e Henrique que se desentenderam com Amazonino), a oposição renovação-mas-nem-tanto (a oposição manjada) e a oposição da oposição, o grupo dos mais radicais, aqueles que querem uma mudança radical do governo, da sua estrutura. No caso, Herbert Amazonas e Luiz Navarro representam esse pessoal. Esse pessoal quer renovação na marra, mas que sabemos que não tem os recursos e a popularidade dos "peixes grandes".
Resumindo, quais são as novidades? Simples: o mesmo de sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário