sábado, 29 de outubro de 2011

A Falta de Vergonha

A Crítica, 30 de Junho de 1964.
Ás vezes você ouve por aí: "Ah, não existia tanta corrupção assim antigamente!" Ou, melhor: "No tempo da ditadura que era bom - não tinha corrupção!"
Ledo engano, meus amigos. A corrupção sempre existiu. Houve tempos em que esteve mais exarcebada e outros que não. Quanto á ditadura militar, o simples fato de não ser divulgado algum lobby não significa que não existia corrupção. A diferença de ontem pra hoje é que ela é mais visível e naquele tempo não.
Uma curiosidade: uma das bandeiras dos militares que fizeram a "Revolução" de 1964 foi a de acabar com a corrupção e a subversão ("o perigo vermelho"), para tanto, logo após se tornarem vitoriosos, instalaram a Comissão Geral de Investigações (CGI), um órgão responsável por analisar processos contra subversivos e corruptos.
O responsável por chefiar a CGI era o exaltado Marechal Estevão Taurino de Resende. Este, conhecido por ser um militar linha-dura, após tomar conhecimento de todos os 1110 processos abertos de abril á novembro de 1964 chegou a conclusão de que "o problema do comunismo perde expressão diante da corrupção administrativa nos últimos anos": a maioria dos processos era sobre corrupção e terminaram em pizza porque as investigações acabavam esbarrando em figuras poderosas como o ministro da Economia Roberto Campos ou o Arcebispo do Rio de Janeiro D. Jaime Câmara. Indignado, uma de suas frases estampou os jornais de 1964: "No Brasil não há comunismo, mas sim falta de caráter e de vergonha!" Curiosamente, anos depois, nos tempos das Diretas Já, um dos líderes da oposição ao regime, Teotônio Vilela, repetia as palavras do marechal elevado á condição de inquisidor-geral: "O maior problema do Brasil é a falta de vergonha!"
Os processos foram arquivados, enquanto os demais, sobre subversão, continuaram a todo vapor. Logo este problema, considerado um dos maiores entraves para o desenvolvimento do Brasil na época, foi deixado de lado em nome da "ameaça comunista". E disso pouca gente sabia na época e hoje. Graças á ideologia propagada pelo governo nas escolas toda uma geração repete a falsa idéia de que a corrupção foi erradicada no regime militar, justamente quando aconteceu o contrário: ela continuou rolando solta, ao lado de outras formas de contravenção, como a tortura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário