sexta-feira, 18 de março de 2011

O poder e o bolso

José Roberto Arruda.
Ontem, José Roberto Arruda, o governador do Distrito Federal que foi acusado de fazer parte do Mensalinho do DEM, deu uma entrevista na revista VEJA na qual reconhecia que aceitou financiamento ilegal para sua campanha e enumerou outros políticos que fizeram o mesmo: Agripino Maia, Demóstenes Torres, Marco Maciel, Cristóvão Buarque, Gilberto Kassab, etc.
E disse que isso era normal.; fazer política no Brasil é isso. "Ninguém se elege pela força de suas ideias, mas pelo tamanho do bolso", concluiu.
O caso todo lembra  a denúncia do senador Roberto Jefferson que revelou o esquema do mensalão do PT anos atrás. Decididos a não afundar sozinhos, ambos deram os nomes aos bois.
Essa acusação atingiu não só o prefeito de Sâo Paulo, Gilberto Kassab, quebrando um pouco a sua imagem de "político inovador" e atrapalhando um pouco a sua subida para o governo do estado, mas uma coligação entre os partidos PSDB, DEM e PPS que se pretendia fazer para criar uma oposição mais forte e coerente.
Interessante também é o desabafo com relação ao financiamento das campanhas. Essa questão deve ser um dos maiores obstáculos para a reforma política. Se ela for realmente executada terá de redefinir o financiamento das campanhas, acabar com esse lobby entre empresas e políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário