sábado, 12 de março de 2011

Brasis

Thomas, baterista do Restart.
"Têm muitas cidades, acho que eu queria muito tocar no Amazonas. Imagina você tocar no meio do mato. Sei lá, não sei como é o público de lá, não sei nem se tem civilização", disse Thomas, baterista da banda Restart.
Eu poderia colocar aqui milhares de impressões de pessoas, conhecidas minhas ou não, sobre o Amazonas. Alguns tem medo de vir me visitar por causa dos animais ou das doenças tropicais, outros querem que eu traga uma vitória-régia de lembrancinha para eles.
Não vou ser hipócrita, antes de vir para cá eu nem suspeitava como era Manaus ou mesmo o Amazonas. Posteriormente, quando me envolvi na história, pelo menos uma noção bem distorcida eu tinha da cidade - vinculada ao tempo do boom da borracha.
Isso não é espantoso para ninguém: ainda é a região Sudeste que comanda o Brasil e ela pouco sabe das demais regiões. Claro, o Brasil é gigantesco, um país de dimensões continentais, mas com um pouco de bom vontade dá para nos inteirarmos melhor de nosso vizinhos sim.
Na hora me veio na cabeça aquela música de Aldir Blanc e Maurício Tapajós, Querelas do Brasil, justamente quando ela fala:
O Brazil não conhece o Brasil
O Brasil nunca foi ao Brazil
e mais adiante:
O Brazil não merece o Brasil
O Brazil ta matando o Brasil.

Existe um Brazil, aquele que nós criamos e vendemos para o exterior, como um país acolhedor e exótico, e o Brasil, a face real de nosso país que é tão diversa que não conseguimos resumir em uma frase. E o que predomina é o Brazil e por ele predominar as demais regiões que compõem o Brasil estão atrofiando, morrendo em silêncio. E como diz o refrão:
Do Brasil, S.O.S ao Brasil.

Um comentário:

  1. Nem falo nada...depois diziam que a geração de 90 era a geração perdida... =S

    ResponderExcluir