sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Um passeio pelo Vale antigo com Sérgio Buarque

Foi relançado em fins de 2010, mas só tomei conhecimento agora o livro Vale do Paraíba - Velhas Fazendas, produzido pelo historiador Sérgio Buarque de Hollanda em 1975 para o prefácio de um álbum de desenhos feitos com  bico de pena pelo pesquisador vale-paraibano Tom Maia.

Fazenda Pau D'Alho, em São José do Barreiro, conhecida por ter hospedado o Imperador D. Pedro II, no traço de Tom Maia.
É o encontro de dois monstros da historiografia do Vale: embora Sérgio Buarque seja mais conhecido por sua produção ensaística (Raízes do Brasil, Visões do Paraíso), em suas últimas obras (Caminhos e Fronteiras, Monções) se preocupou com seu estado-natal, São Paulo, e não somente com São Paulo capital. Nestes livros estão informações e considerações que ainda são essenciais para qualquer pesquisador do Vale, principalmente no contexto de seu povoamento. Tom Maia, junto com sua esposa Thereza Camargo Maia, já vem produzindo desde o final dos anos 60, por sua vez, importantes estudos sobre o folclore local e sobre a cultura dos tropeiros, por exemplo.
Nesse livro, Sérgio Buarque explicará o contexto da construção das fazendas retratadas por Tom Maia, as fazendas do barões do café, mas também dos antigos senhores de engenho. Assim, antes de chegarmos ao período da economia cafeeira temos um rico painel da colonização do Vale e dos efeitos do bandeirismo e da mineração na região. Quanto á abordagem sobre o período em questão, Sérgio não deixa a deseja, fazendo de sua explanação quase um trabalho literário, tamanha a erudição e o conhecimento sobre o assunto.
Para todos interessados no Vale do Paraíba ou mesmo em Taubaté, aqui fica a dica.

2 comentários:

  1. Ah, mais com certeza nós precisamos ler este livro e fazer um ensaio crítico! Amo o vale! =P Viva as cidades mortas-ressucitadas-zumbizantes-com-prefeitos-ladrões-que-não-largam-o-osso-mesmo-com-tres-processos-de-caçassão!

    ResponderExcluir
  2. As prefeituras do Vale têm mais fósseis que um sítio arqueológico realmente

    ResponderExcluir