sábado, 19 de fevereiro de 2011

Geny Marcondes

Com muito atraso, confesso, noticio aqui a perda de uma mulher pioneira em muitos aspectos: Geny Marcondes. Nascida em 1916, em Taubaté, Geny era música, começou sua carreira tocando na orquestra Fego Camargo, quando esta musicava os filmes mudos. Logo depois compôs operetas sobre o Sítio do Pica-Pau Amarelo, arrancando elogios de seu criador, Monteiro Lobato.
Sua carreira dá um grande salto quando muda para a então capital federal e cultural do país: Rio de Janeiro. Começa a trabalhar na Rádio MEC, aquela fundada por Roquette Pinto, dirigindo muitos quadros. Tempos depois passa para a trabalhar também na televisão, como produtora. Aliás, ela foi uma das primeiras mulheres a ministrar um curso sobre multimídia no país, quando a palavra ainda era nova. Morava em Petrópolis até que em 1988, as chuvas provocaram um desastre na região, parecido com esse último, e então muda-se para sua cidade natal.
Foto: Álbum Taubateano, 1945.
Geny veio a falecer no dia 30 de janeiro, perto de completar 95 anos.  Á família e á Taubaté, meus sentimentos. O Almanaque Urupês fez uma homenagem muito especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário