terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Solução?

Enquanto especialistas discutem se a chuva na região serrana do Rio foi o maior desastre natural da história do país ou um deslizamento de terra que aconteceu na Serra das Araras em 1966, também no estado do Rio de Janeiro, recebemos a notícia de que o governo finalmente vai investir em um sistema de alerta contra desastres. Foi definido em uma reunião da presidente Dilma Roussef com seus ministros que se investiria nesse sistema, que consiste basicamente numa combinação de dados metereológicos com mapeamento das áreas de risco pelo país. Para tanto seria necessário investir em novos satélites e em um programa de fiscalização mais apurado. Quando terminado, o sistema, segundo o ministro da Ciência e Tecnologia Aloísio Mercadante, seria capaz de avisar com antecedência de seis horas, impedindo muitas mortes.
Data para o sistema estar pronto: daqui á quatro anos. Não acredito que o maior problema seja a tecnologia; o INPE acabou de conseguir um supercomputador e o investimento nos satélites pode ser caro, mas é eficiente. O maior problema, acredito, será no mapeamento. Como disse anteriormente, a fiscalização sobre a habitação no país, ou pelo menos no Rio de Janeiro e São Paulo, está atrofiada. É um inconveniente para muitas prefeituras ou uma arma para outras, mas nunca atinge seus objetivos: regular a habitação de uma cidade, impedindo assim desastres tanto para o meio ambiente como para o homem.
De qualquer forma, esse sistema já é um passo importante. Talvez ajude a acabar com estes desastres terríveis e que parecem ser intermináveis, veremos. Só lamento que para chegarmos á essa iniciativa tal tragédia tievesse ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário