domingo, 27 de junho de 2010

O Pensamento Católico no Brasil

Clássico livro de Antônio Carlos Villaça, um dos grandes escritores brasileiros que, mesmo tendo produzido pouco, nos mostra uma grande sensibilidade e lucidez.
Sensibilidade e lucidez que não poderia faltar nesse livro, um ensaio sobre a história do catolicismo, principalmente entre os intelectuais, no país. Com uma linguagem erudita, mas fluída, que cativa o leitor, o autor nos presenteia com belos balanços e avaliações.
Villaça vai desde os tempos da colônia até o momento em que o livro foi escrito (os anos 80), mas a parte mais interessante do livro trata do final do século XIX e começo do século XX, época em que o pensamento católico brasileiro mais se desenvolveu e época, aliás, da qual o autor fez parte (uma vez que conheceu tanto os altos membros da hierarquia católica, como o cardeal Leme, como os líderes leigos, como Alceu Amoroso Lima e Gustavo Corção).
Interessante pela análise que faz Villaça dos grandes expoentes do pensamento católico, principalmente Alceu Amoroso Lima e Carlos de Laet, nos apresentando não só o peso de suas figuras, mas também passando um pouco do que eles representaram para quem vivia naquela época. Assim entendemos como Laet arrebanhava tantos seguidores, como o padre Júlio Maria parecia esta criando uma revolução na Igreja e no povo.

Antônio Carlos Villaça.
Villaça se vincula a uma corrente mais liberal do catolicismo, uma vertente que tem no humanismo cristão de Jacques Maritain e na voz de Amoroso Lima sua essência. Uma corrente que encara a modernidade não como elemento estranho, mas como passível de vantagens e defeitos, ao contrário da corrente mais conservadora, que tem como principal porta-voz Gustavo Corção. Por isso, Villaça critica muito a posição monolítica e agressiva de Corção.
De qualquer maneira, O Pensamento Católico no Brasil é um livro recomendado para historiadores e leigos de todos os tipos, católicos ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário