quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

História das Cidades

É uma perspectiva histórica que tem ganho algum peso recentemente. A História das Cidades é interessante não só por abordar a constituição do espaço urbano no Brasil, mas por demonstrar os vários aspectos que a categoria cidade adquiriu com o tempo e como esse processo ainda está em andamento hoje.

Os principais nomes nessa corrente de estudos são evidentemente Lewis Mumford, George Simmel, Marshal Berman, Max Weber e muitos outros. O estudo das cidades nasceu graças ao processo acelerado de urbanização no século XIX. Muitos tentaram compreender a modernidade através das cidades, como Weber e Simmel, por serem os símbolos mais emblemáticos da industrialização. Com o tempo, contudo, a urbanização acarretou muitos problemas e questões que precisavam ser abordadas historicamente, nessa corrente se inscreve Mumford, por exemplo.
no entanto, esses autores privilegiaram as cidades européias em seu estudo - nada mais justo, afinal, eram nelas que eles viviam e eram elas que eles pretendiam conhecer. Não havia até a década de 1970 estudos realmente dirigidos ao desenvolvimento das cidades na América Latina. A razão pode estar no nosso próprio subdesenvolvimento, uma vez que até os anos 90 boa parte do continente ainda era dominada pelo meio rural. Então surgiram Angel Rama e José Luiz Romero. Ambos autores se dedicam a entender o desenvolvimento das cidades latino-americanas com o objetivo de demonstrar como surgiram as desigualdades sociais que as afligem hoje ou como outras que já existiam no campo se reproduziram de modo diferente no meio urbano.
Depois dos seus trabalhos a tendência foi surgir ramificações de estudos do tipo por toda a América Latina. No Brasil não seria diferente. Temos hoje uma boa tradição historiográfica nesse campo, com bons nomes, como o de Raquel Rolnik, Milton Santos, Lúcio Kowarick, Csaba Deák, dentre muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário