segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A contribuição de Confúcio á Pedagogia

Costumamos pensar que aquilo que entendemos como filosofia é formada basicamente por pensadores gregos e europeus, ou seja, reduzimos toda filosofia á filosofia ocidental, em detrimento dos pensadores de outras partes do mundo, como por exemplo, a Ásia.
O escritor Edward Said já demonstrou em seu antológico livro O Orientalismo que nenhum saber é isento de política e que boa parte de nosso conhecimento, entre os séculos XVII e XIX, foi voltado para conhecer o Oriente e subjulgá-lo. Daí nasce a idéia que tudo que vem do Oriente significa retrocesso ou exotismo. Idéia que ainda se faz presente hoje.
Hoje temos a capacidade, através dos meios de comunicação (principalmente a internet) de descobrir mais coisas, de conhecermos melhor várias partes do mundo. Hoje podemos refletir, pensar, pesquisar e avaliar a realidade com a ajuda não só do pensamento ocidental, como também do pensamento oriental.
É nesse sentido que quero compartilhar com vocês esse texto que li nas férias sobre a visão de Confúcio sobre a pedagogia: http://orientalismo.blogspot.com/2008/08/o-professor-ideal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário