sábado, 7 de novembro de 2009

Grupo de Estudos e Pesquisa

Na Universidade, o grupo de estudos é uma instituição importante. Numa faculdade de História, é fundamental. Ainda mais se for em uma cidade com uma história tão rica e ao mesmo tempo tão difícil de ser estudado por conta de sua variedade de fontes.

Um grupo de estudos e pesquisa é fundamental para a faculdade na medida em que a troca de informações entre os pesquisadores pode gerar contribuições mútuas para suas próprias pesquisas. Como já dissemos, pesquisar a história, especialmente do Vale do Paraíba e Taubaté, é, simultaneamente, saboroso e frustrante.

Nesse sentido, eu e alguns alunos do primeiro ano de História criamos um grupo de estudos. Nosso tema central é a história da cidade de Taubaté no começo do século XX, no entanto, cada um abordou de uma perspectiva como a imprensa, o esporte ou o cinema por exemplo. Em breve publicaremos o resultado de nossos trabalhos em uma página da internet.

É importante ressaltar, entretanto, que nós não somos pioneiros nisso, nem somos os únicos a termos grupos de estudo e pesquisa, eu mesmo, no decorrer dos trabalhos, descobri muitos. Por isso tivemos a idéia de unir esses grupos, embora conservando a autonomia de cada um, para divulgar seus trabalhos e trocarmos "figurinhas" entre eles. Por enquanto é só uma idéia. Mas as idéias, mesmo sendo idéias, costumam ser muito poderosas, tomara que essa seja assim também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário