quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vila Santo Aleixo

Hoje de manhã fui ao Museu continuar com minha pesquisa quando sou surpreendido por um jornalista, Jonatan Morel, e seu cinegrafista. Eles estavam fazendo uma reportagem sobre o plebiscito para a preservação da Vila Santo Aleixo, prédio histórico localizado em frente á Praça Santa Terezinha. Depois de ter votado fui entrevistado. Pensei que a reportagem só ia passar um dia depois. Qual a minha surpresa quando lá pela hora do almoço eu me vejo na TV! E mais surpresa ainda foi quando eu fui recebido no estágio e na faculdade como uma futura celebridade.
A todos obrigado pelas felicitações e os comentários, mas lamento desapontar vocês: não vou continuar na telinha!
Falando agora realmente sério, esse plebiscito é muito importante, embora tenha alguns defeitos. Preservação de patrimônio histórico é uma decisão que deve ser tomada e dirigida pela sociedade política e não pela civil, como já disse certa vez o professor Judas Tadeu Campos. Uma vez com o plebiscito deve-se tornar a votação acessível. Por enquanto, o único lugar em que vi uma urna para o plebiscito foi na bilblioteca do Museu.
Entre as propostas da prefeitura que aparecem na cédula está a de transformar a casa em patrimônio histórico e espaço de discussão, uma espécie de café cultural. Boa proposta. Agora, como Jonatan disse, tomara que isso saia do papel, o que eu - no meu jeito pessimista/realista de ser - duvido muito.

2 comentários:

  1. Agora que você está famoso, a próxima etapa é se candidatar e virar político! rs

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Como você advinhou?
    Na verdade, já estou fazendo minha plataforma política em cima da Vila Santo Aleixo.
    Hoje, Taubaté, amanhã, quem sabe? rs

    ResponderExcluir