quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Usos e abusos da Educação Moral e Cívica



Discussões suscitadas em uma mesa-redonda me fizeram pensar e muito nessa matéria que foi a cruz para muitos alunos das das décadas passadas.
O que se entende por Educação Moral e Cívica? É o ensino das práticas de cidadania e ética. Até aí nada de mais, a matéria em si não oferece muita polêmica, agora o seu uso sim. Quem já teve ou mesmo ouviu falar através dos pais das famigerada OSPB? A disciplina (alguns consideram "lavagem mental") era patrocinada pelo governo militar como meio de insuflar o nacionalismo na população com as idéias de Brasil Grande ou Brasil Potência. E isso não é criação dos militares: ora, Getúlo Vargas incentivou a criação de desfiles escolares cívicos, além de tecer toda uma mitologia para as crianças a seu respeito.
Como eu disse, a matéria em si não tem nada de ruim, pelo contrário, acho, até muito boa, principalmente para os tempos em que vivemos. Se na ditadura não havia espaço para o exercício da cidadania (a real e não a pregada pelo governo da época), hoje há, mas os cidadãos estão cada vez mais se afastando desse espaço. E nós não podemos culpá-los por isso, afinal corrupção e autoritarismo são duas constantes na história brasileira. No entanto, o afastamento da política não ajuda em nada, até piora.
Por isso defendo o ensino de Educação Moral e Cívica, mas não aquela disciplina dogmática, bizantina, mas uma matéria mais pragmática que possa ensinar ao aluno a ser um cidadão ativo através do estudo de certas noções da Filosofia, Sociologia e História. Para ela ser desse jeito na prática precisa-se de equilíbrio e sapiência - na dosagem e na adaptação ás condições de cada região. E é aí que o bicho pega, pois se moderação e dedicação são necessários para esse projeto vingar o que podemos esperar de um governo que se excede e fica inerte constantemente?
Falando assim, parece um sonho a implantação desse tipo de Educação Moral e Cívica, mas nós, professores e futuros professores, podemos ensinar cidadania e ética aos nossos alunos não necessariamente com uma disciplina específica para isso, mas através de pequenos exercícios e levantamentos de questões em sala de aula. Mas mesmo assim, aqui fica um conselho muito útil:
-Educação Moral e Cívica; ensine com moderação.
Quem ficou interessado, principalmente no que tange ao (ab)uso dessa disciplina, recomendo esse artigo: www.histedbr.fae.unicamp.br/art11_24.pdf

3 comentários:

  1. Muito obrigada, valeu, pois na verdade é uma disciplina abusada e banalizada. Inclusive o Ministério da educação acha que o professor menos preparado ou mais irresponsável é que deve leccionar a mesma.

    ResponderExcluir
  2. O link parece não existir mais. Seria possível postá-lo novamente em outra fonte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sidnei, mil perdões pela demora.
      O link que infelizmente não existe mais dizia respeito a uma avaliação da Educação Moral e Cívica nos tempos da ditadura militar. Estou tentando ver se acho ele aqui nos meus arquivos. No lugar dele te recomendo esse artigo aqui: http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/terceirosimposio/natalynunes.pdf.
      Obrigado pela visita!

      Excluir