quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CDPH

O estágio realmente é uma experiência para vida toda. Posso dizer isso com segurança porque sou estagiário.
Desde maio estou estagiando no Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da UNITAU e se fosse registrar aqui, nesse post, tudo o que aprendi nesse intervalo de tempo chegaria no limite permitido de palavras fácil fácil.
Mas o que eu posso salientar é que esse estágio acrescentou muito á minha formação profissional e á minha vida. No decorrer do ano entrei em contato com várias fontes documentais, desde os jornais á manuscritos, cartas e fotos. Em outras palavras, eu vi a História passando por minhas mãos. Foi essa experiência que suscitou em mim o gosto pela história regional. Mas também, aprender meios de organizar e catalogar um arquivo, construir uma biblioteca, digitalizar documentos, isso tudo me ajudou na medida em que aprendi como organizar minhas tarefas, meus documentos e minhas pesquisas.
Não posso deixar de mencionar a contribuição sempre presente de meus colegas Tiago Donizete Cunha, Cláudia Borges Serra, Joana Jesus Silva e, é claro, o "poderoso chefão" Prof. Mauro Castilho Gonçalves. Juntos me ensinaram como pesquisar e como agir nesse ambiente tão estranho para mim que é o ambiente acadêmico.
Igualmente valoroso foi minha interação com os visitantes, sejam pesquisadores ou pessoas simples da comunidade, que me ajudaram a exercitar tudo o que aprendi e, por que não, me ensinaram os outros lados da história.
Olhando hoje todo esse trajeto que percorri finalmente compreendi a importância do estágio para a vida dos universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário