sábado, 3 de novembro de 2012

O Império contra ataca?


Como vocês devem saber, a Lucasfilm foi comprada pela Disney, assim como a Marvel. Mal a transação foi feita e se fala em reativar a série Guerra nas Estrelas. Inicialmente seriam dez filmes, mas George Lucas decidiu parar no sexto. Após fazer o prelúdio da série e modificar algumas coisas nos filmes antigos, Lucas começou a ser encarado como um louco que retalha sua própria criação. Em entrevista ao New York Times teria dito: "Por que fazer mais filmes quando todos gritam comigo e falam da pessoa horrível que sou?"
Alguns fãs encararam a notícia com entusiasmo, justamente por reconhecerem que a falta de criatividade do diretor está matando o universo Star Wars. Outros, a maioria, não quer mais continuações, com medo de que cheguemos á uma saturação da história.
Francamente, tenho minhas desconfianças em relação á toda essa patacoada. De certa forma, concordo com o segundo grupo. Ás vezes é bom reconhecer que a série já deu tudo de si. Mas executivos são insaciáveis...
Estranho seria Lucas se desvincular de uma das mais lucrativas franquias da história do cinema (que lhe rendeu desde 1977 mais de US$ 4,4 bilhões). No entanto, caro leitor, não é tão estranho se levarmos em consideração a pressão que recai em cima de George Lucas desde que decidiu começar a contar a saga dos jedis em 1999 por meio do Episódio I: A Ameaça Fantasma. Muitas soluções manjadas e um roteiro pouco emocionante incomodaram os fãs. Por outro lado, a expectativa dos fãs tenha sido grande também. O fato é que desde 1999, Lucas tem sido criticado por aqueles que mais lhe admiravam.
Uma dessas pessoas era o escritor e crítico Bráulio Tavares que em uma de suas crônicas manifestou sua visão sobre o diretor: Ao contrário de Spielberg, que tem Hollywood no DNA, Lucas é um nerd introspectivo cujo sucesso precoce o fez desabrochar como executivo e murchar como artista. Star Wars vai renascer? Tomara, porque gosto muito da saga, que me deslumbrou “quando eu era alegre e jovem”. Mas algo me diz que o suspiro de alívio de Lucas ao assinar o contrato de venda deu para se ouvir até na Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário