sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Desabafo


O poeta italiano Giuseppe Ungaretti acreditava que o homem está destinado á grandeza. O único problema é largar a pequenez. Por que alguém não desejaria sair da menoridade? Ora, medo ou talvez maior comodidade. Muitas pessoas hoje desejam ser crianças de novo. Menos responsabilidades, menos problemas. É inegável que o conhecimento traga seus dilemas, a maioria complicadíssimos. Por isso, talvez muitos concordem com a visão de outro "poeta" italiano, Mussolini: "a ignorância é uma benção".
Nunca uma benção custou tão caro ao futuro. No Brasil, não há como discordar disso. Ai estão gente eleita pelo povo, esquemas construídos com base na omissão. O que mais me irrita é ouvir certas pessoas dizerem que melhor era na ditadura quando isso não existia. Corrupção sempre existiu, a ditadura não foi nada excepcional nesse aspecto. O que ela fazia no entanto era esconder muito bem os escândalos. E o pior é que quem a defende, sabe disso. Ou seja, o que os olhos não vêem o coração não sente.
É essa a lei que rege o mundo do Dr. Pangloss, o mundo dos otimistas alienados. Para alguém que fique somente na sua zona de conforto e acredite, como São Tomé, que se não vê é porque não existe, o Brasil está bem, muito bem. Não existe racismo aqui, nem vulcões, furacões ou terremotos. Hoje a fome é quase um problema do passado. Nosso sistema eleitoral é o melhor do mundo e nossa democracia hoje é sagrada.
Aquele que se aventurar para além do seu condomínio ou do mundo perfeito da sua imaginação descobrirá que nem tudo é verdade. Nossos problemas só se prolongam porque somos indiferentes á eles, consciente ou inconscientemente. Muita gente ainda precisa abrir os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário