quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Lista dos bad ass

Depois de um papo com meus amigos sobre Os Mercenários 2 fui pra casa com uma missão: listar os principais nomes dos filmes de ação na categoria vilões. Por quê? Eu explico. O cerne da discussão era a seguinte: numa história com os maiores astros dos filmes de pancadaria, caberia o papel do vilão á um deles ou a outros atores, já conhecidos por interpretarem esse tipo de personagem?
Qual a validade dessa discussão e sua importância para a nossa vida acadêmica? Nenhuma. É apenas uma nerdice. Quer dizer, é só um exercício reflexivo de caráter lúdico (melhorou, né?).
Seguinte: o critério dessa lista é aleatório. Não é do mais subestimado ao mais superestimado, ou do mais talentos ao mais inexpressivo. Deu na cabeço, coloco já no papel. Existem aqueles que abordarei mais, talvez porque sejam poucos conhecidos ou porque simplesmente são bons demais.
Então, vamos á lista:

Cary-Hiroyuki Tagawa

Você acredita que esse ator japonês já serviu a Marinha dos EUA? O cara fazia séries e estreou no cinema com nada mais nada menos que o filme de Bernardo Bertolucci, O Último Imperador (1987). Mas ficou imortalizado mesmo como o vilão asiático na maioria dos filmes da década de 90. Sempre carrancudo, seria um super vilão caricato, mas eficiente.
Filmes: 
Sol Nascente (1993) - Wesley Snipes e Sean Connery juntos, se lembra desse filme? 
Mortal Kombat (1995) - ele era o feiticeiro do mal.
Zona de Perigo (1996) - faz tanto tempo que não vejo esse filme que nem se lembro dele. Só sei que era na África...
O Fantasma (1996) - Cary só aparecia no final, revelando ser um descendente de Gengis Khan...
Vampiros de John Carpenter (1998) - Clássico!
Passagem para o Inferno (1999) - Dolph Lundgren era o mercenário herói, Cary era o general do mal.
A Cilada (2000) - Novamente com Wesley Snipes e novamente ele faz o vilão (aliás, Wesley Snipes podia aparecer em Os Mercenários).

Bolo Yeung

Yeung era conhecido como o Hércules Chinês. Participou da maioria dos filmes de Vandamme e alguns de Bruce Lee. Até hoje costumam convidar ele e Vandamme para eventos de artes marciais e cinema para relembrar o final épico de O Grande Dragão Branco (1988).


Tom Sizemore (Falcão Negro em Perigo, Resgate do Soldado Ryan, Fogo Contra Fogo, Assassinos por Natureza, Inimigo do Estado) não é um cara que intimida muito. Pra falar a verdade ficaria muito bem no papel de um amalucado ou matador da máfia. Falando nisso, sempre confundo ele com o Michael Mardsen (Kill Bill 2, Pulp Fiction, Cães de Aluguel, Sin City, Bloodrayne, Donnie Brasco). Queridinho do Tarantino, ficou imortalizado pelo sádico matador Blonde em Cães de Aluguel. Seu papel ideal seria um cara meio psicótico ou um gangster bem frio.

Precisa de um vilão com sotaque francês ou de que lembre pelo menos um bandidão do Leste Europeu? Chame Tchéky Karyo. O cara na verdade é turco e sempre achei que deveria ter papéis melhores, a julgar pela sua participação em O Beijo do Dragão.

Filmes:
Bad Boys (1995)
007 contra GoldenEye (1995) - Fica uns 6 minutos em cena, depois morre. Só coloquei porque esse é um dos seus filmes mais famosos.
Joana D'arc (1999)
O Barato de Grace (1999) - Comédia onde ele faz um traficante francês que se apaixona por uma senhora que depois que ficou viúva começou a dar uns "tapas".
O Patriota (2000)
O Beijo do Dragão (2001) - Com Jet Li e Bridget Fonda.
O Núcleo (2003)

Aliás, falando de bandidos do Leste Europeu... 

Rade Serbedzija (O Santo, Missão Impossível 2, O Atirador - o remake com Mark Whalberg- , Quarentena, De Olhos Bem Fechados, Cowboys do Espaço) - General soviético, mafioso russo ou cientista da KGB: dez em cada 9 papéis desse cara são um desses aí.

Marcel Iures (O Pacificador, Missão Impossível, Nem Tudo é o que Parece Ser) - Sempre vou me lembrar desse cara como o comandante do campo de concentração nazista em A Guerra de Hart.

Olek Krupa (Atrás das Linhas Inimigas, Um Golpe de Mestre, Queime Depois de Ler, Salt) - Sempre o mafioso russo ou então o espião russo. Para os de memória curta, ele fez recentemente o capitão russo na cena final de X-Men: Primeira Classe.

Aliás, os diretores de X-Men: Primeira Classe resolveram fazer uma homenagem á um ator que ficou conhecido nos anos 90 pelos seus personagens maquiavélicos, quase sempre insanos e megalomaníacos. Falo de Michael Irondside. Quem não se lembra de Revok, o paranormal que explodia mentes, em Scanners - Sua Mente Pode Destruir? Além desse filme, participou de Vingador do Futuro (1990), Highlander II (1991) e Karate Kid 4 (1994). A carreira como ator foi decaindo e hoje ele é mais famoso como dublador oficial do vilão Darkside dos desenhos de Superman e Liga da Justiça.

Danny Trejo, o Machete, ator favorito tanto de Tarantino como de seu amigão Robert Rodriguez, também podia ser um bom nome para ser escalado para Mercenários 2 - quem sabe no terceiro filme ele aparece... Mas acho pouco provável, já que ele já tem a sua franquia de filmes trash com o nome de seu alter ego.

Ron Perlman também seria um bom nome. Esse ator, com uma fisionomia difícil de esquecer, já participou de muitos filmes cult como O Nome da Rosa e A Guerra do Fogo, mas não tem como não mencionar Hellboy, Blade 2 e Alien: A Ressureição.

O maluco Gary Busey (Máquina Mortífera, Caçadores de Emoção, Predador 2) pode estar meio decadente no momento, mas também faz parte do imaginário dos filmes de ação dos anos 90. O bizarro Billy Drago (Os Intocáveis, Comando Delta 2, Viagem Maldita) é outro que anda sumido. Michael Wincott (O Corvo, Os Três Mosqueteiros, Na Teia da Aranha) também seria uma boa pedida. Outros nomes: Fred Williamson, Raymond Cruz, Miguel Ferrer, Robert Davi, Bill Duke, Ving Rhames, Colm Feore, Andrew Diwoff, Clancy Brown e Kim Coates (Dêem uma "googlada" aí, to com preguiça de colocar a foto de todos esses caras).


Christopher Walken seria um supervilão épico. Ele sabe ser cínico, autoritário e intimidador. Samuel Jackson ficaria muito bom também. É um cara com talento e que se dá bem em filmes de ação também. Harvey Keitel também é um peso pesado nessa competição. Mas temos também Armand Assante (muito canastrão, mas convincente) e Lance Heriksen (fazer milionários excêntricos e sádicos é um papel que ele domina). Claro que a lista se trata de um pessoal que já tem uma tradição nos filmes desse gênero e também temos que levar em conta que a graça da proposta de Mercenários é realmente ver os coroas em ação de novo e juntos - pouco importa porque estão juntos, mas o que importa é que estão juntos. Apenas enumerei aqui alguns deles que me vieram á cabeça por conta dessa discussão de se utilizar atores dos filmes clássicos de ação, mas existem muitos outros também que poderiam participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário