sábado, 10 de março de 2012

AVISO

Os bloqueiros agora devem estar se familiarizando com essa visão.
Nessa sexta-feira fui surpreendido com a notícia de que Escritório Central de Arrecadação (Ecad) começaria a cobrar as músicas divulgadas em blogs. Caligraffitti e A Leitora foram os primeiros a serem cobrados. O valor:  R$ 352, 99. Isso por cada música!
O Ecad é responsável desde 1976, quando foi criado, por cobrar os direitos de reprodução de músicas. A novidade é ele ter migrado agora para o meio digital, alegando que os blogs deveriam pagar pelo direito de veiculação das músicas. A resposta dos blogueiros tem sido: como o blog pode estar retransmitindo a música se ele o faz utilizando o Youtube como fonte, ou seja, o Youtube continuaria sendo a plataforma de retransmissão e não o blog. Até agora não ouvi a réplica.
O que sei é que a blogosfera anda agitada. Se há algo de bom nessa jogada mercantilista é que a nossa lei de direitos autorais será revista agora (ela foi criada em 1998 quando a internet engatinhava em solo tupiniquim). Até lá, meus amigos, tenho que lhes dizer que esse blog terá de se livrar de muitos vídeos que acompanharam nossas postagens. Espero que essa amputação seja provisória, pois desse jeito muitos posts perderam um pouco da sua dinâmica. De qualquer maneira, Bar Brikolagen continua vivo. E em breve abordaremos o tema: Internet e Direitos Autorais. Não sei por que...

Mais informações sobre o Ecad: O que é Ecad? E por que ele está cobrando direito autoral dos blogs?

Nenhum comentário:

Postar um comentário