sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Conectados


Falar que o jovem brasileiro hoje é totalmente ligado nas redes sociais é chover no molhado. Ainda assim é interessante essa pesquisa feita por um setor da Editora Abril sobre a relação dos adolescentes com as redes sociais. Vou apresentar aqui algumas das conclusões:

-Twitter é a rede social mais popular.
140 caracteres hoje é muito conveniente para pessoas que dizem viver sem tempo. Além disso, o contato com suas celebridades favoritas é mais intenso pelo Twitter.
-O Facebook é mais popular do que o Orkut entre os jovens de 19 a 24 anos, mas entre os jovens de 15 a 18 anos o Orkut ainda é mais forte.
-Música, entretenimento, jogos e revistas foram os temas citados como relevantes em redes sociais pelos entrevistados.
Nesse aspecto o Facebook e o Orkut tem uma vantagem: a capacidade de poder compartilhar informações, sejam músicas ou posts interessantes. Ainda assim, segundo a pesquisa, a maioria utiliza a rede social de Marc Zuckeberg para jogar e usar seus aplicativos.
-85% dizem que não conseguem ficar mais de um mês sem acesso às redes.
É difícil resistir ao vício: todos seus amigos estão nas redes sociais e você deseja conversar com eles enquanto baixa uma música ou vê um vídeo. E elas só ganham mais apoio dos novos celulares, ipods, mobiles e etc que usam tecnologia de convergência (ou seja, eles usam várias comandos num aparelho só: enviar mensagens, conectar á redes sociais, captar ondas de rádio, etc).
-34% conhece alguém que teve informações roubadas ou violadas nas redes sociais. A grande maioria ainda pensa que fornecer informações pessoais nas redes sociais não é seguro, e tem medo de ser vítima de roubo de informações.
Mesmo praticamente vivendo na internet, eles conhecem seus perigos. Vamos ser sinceros: roubar informações hoje não está tão difícil como o era há 10 anos atrás. As redes sociais até ajudam a fornecer dados demais, ou melhor, o suficiente para que uma pessoal mal-intencionada faça uma marvadeza. É claro, em alguns casos a sensatez pode ajudar, mantendo o mínimo de discrição, mas em outros não há como escapar. Um hacker potente pode entrar aonde quiser nas redes sociais.
Essa geração aprendeu a ter duas vidas: a real e a digital. E a próxima? Como será?

Um comentário:

  1. Dizem por aí que o facebook é como mala de viajante amnésico: tem que chegar de cinco em cinco minutos.

    ResponderExcluir