quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Meme?

"Meme" hoje é sinônimo daqueles desenhinhos meio toscos que simbolizam uma reação específica e são usados á granel pelo pessoal nas redes sociais. Mas o que quer dizer "meme"?
A palavra foi inventada pelo biólogo Richard Dawkins no seu livro O Gene Egoísta (1976) e significa unidade mínima de informação. Em outras palavras, o meme é o gene da memória. Meme é aquela informação que vai passando de pessoa em pessoa, de geração em geração. Ele se adapta, mas continua lá.
Dawkins adaptou um conceito do mundo da biologia para o mundo da cultura porque sua teoria basicamente diz que a cultura também evolui. Os memes são os elementos dessa mudança, desse evolucionismo cultural. Eles são como padrões sociais, usando a terminologia weberiana. Eles incutem na sua cabeça idéias que não são sua. Os memes podem servir á mentalidades e ideologias. Um exemplo de Dawkins: a ideia de que será recompensado depois da morte pode te convencer de que isso é realidade e você pode ter uma reação química e emocional (a felicidade) por causa dela.

Um meme pode adquirir as mais variadas formas: uma música irritante que não sai da sua cabeça, um provérbio muito antigo, gestos que você pegou de sua família, frases de filmes que ficaram famosas e, enfim, piadinhas virtuais. Não sei quem fez a analogia entre os desenhos e os memes, mas acertou em cheio. Entre no Orkut ou no Facebook e você verá vários deles, em forma de desenho ou de fotos, reproduzindo diversas situações. As situações mudam (casos do cotidiano, notícias que estão abalando a mídia, etc), mas os memes continuam os mesmos. 

Agora, se eles podem ser usados como medida de nossa "evolução cultural", como queria Dawkins, então... "Houston, we have a problem!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário