sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aniversário

Três anos passaram muito rápido. Quando fiz esse blog em setembro de 2009 pensei que ele duraria uns dois anos. Depois do primeiro ano, pensei que ele só duraria dois meses. No entanto, aqui está ele! Três anos depois, firme e forte. Se bem que nem tão forte assim.Vocês, que me acompanharam desde o início (sim, mãe, a senhora também está incluída nesse time!), sabem que existem períodos em que sumo e esse blog acaba hibernando, mas mesmo assim ele sobrevive. Balança, mas não cai!
Bem, o objetivo era divulgar a História, mas não a todo custo. Tanto que nunca fiz uma propaganda intensa sobre ele. Apenas o apresentava a pessoas que considerava curiosas ou que poderiam dar contribuições significativas aqui expondo suas idéias. Ou seja, a maioria dos meus amigos. A maior parte dos comentários e das discussões, contudo, ficaram fora do mundo virtual: na sala de aula, na rua ou em casa. Pode não parecer, pela pequena quantidade de comentários, mas os posts foram muito produtivos.
Por causa desse recurso do Blogger de ver o movimento do blog pelas estatísticas, pude constatar que o movimento não era tão modesto assim. Na realidade, existiam cada vez mais visitas a partir do segundo ano. Os motivos? Eu passei a escrever mais posts e a tocar no assunto "Amazônia" (o que atraiu e muito a atenção de visitantes de outros países) e a divulgá-los no Facebook.
Sobre as postagens, esse blog conseguiu uma façanha: não caiu em temas comuns. Como assim temas comuns? Geralmente, blog de História sempre volta á alguns pontos como ditadura militar, Segunda Guerra Mundial, Idade Média, etc. A maioria dos posts desse blog versaram sobre história regional (tanto de Taubaté como de Manaus) e historiografia, que são dois temas que muito me agradam.
No início, temendo que ao discutir temas polêmicos os comentários enviados se desviassem do bom senso, evitei tocar em assuntos do tipo. No entanto, hoje, já sem medo de radicalismos, decidi falar o que penso. Até porque ninguém comenta nada aqui mesmo!
Deixando as brincadeiras de lado, esse blog é muito importante para mim. Não só porque me divirto escrevendo os posts, mas também porque ele me ajudou e muito a amadurecer meu pensamento e minha escrita. Quem for até as primeiras postagens com certeza vai perceber essa evolução. Muitas vezes estudava para uma prova através dele: resumindo os assuntos e os postando aqui. E hoje, quando encaro o desafio de produzir meu TCC, ele é essencial para treinar o modo como apresento o objeto de estudo, a justificativa, etc. Resumindo, esse blog é como se fosse meu laboratório. E tomara que o seja por muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário