![]() |
Foto: Raoni Lopes. |
De 13 a 17 de junho de 2011, comemorou-se na Uninorte os dez anos do curso de História. Como estava participando da organização do evento (fazendo parte da equipe de colegas que cuidou da estrutura e da divulgação) não pude dar maiores detalhes antes e nem atualizar o blog essa semana.
Pretendo fazer agora um pequeno resumo da X Semana de História, tentando relatar o máximo que eu pude acompanhar.
Primeiro tenho que esclarecer que a preparação para esse evento começou muito antes, no semestre passado, com a criação do projeto Clio, quando recrutamos os membros. Ainda no semestre passado começamos a entrevistar alunos e professores que passaram pela instituição nesses dez anos, como forma de criar uma memória para o curso. Por conta do tempo, nos concentramos nos atuais e antigos professores do curso.
Aluna da UFAM, Profa. Maria Eugênia de Mattos, Profa. Elisângela Socorro Maciel e Profa. Adriana Barata. Foto: Maurílio Sayão. |
De segunda á quinta recebemos estes professores, convidando-os a nos apresentar um pouco de seus trabalhos. Como temos um corpo docente diverso, os temas foram os mais variados também: desde de história cultural á história econômica.
Na segunda, recebemos a professora Maria Eugênia Mattos que nos falou um pouco sobre uma outra instituição de ensino amazonense: o Colégio Dom Bosco. Responsável pela formação da elite manauara a partir da década de 1920. Ainda no mesmo dia, Profa. Elisângela Maciel, nossa coordenadora, nos falou sobre seu tema: a romanização da Igreja Católica no Amazonas, focando principalmente a construção de Diocese de Manaus.
No dia 14 de junho, pela manhã, foi a vez da Profa. Cristiane Manique e do Prof. Tarcísio Serpa Normando apresentarem seus temas. A professora Manique pesquisou a atuação da elite presente no Vale do Itajaí (RS) e descobriu as diversas formas que esse grupo social utilizou para se reafirmar (seja através de casamentos, da criação de clubes recreativos, etc.) A contribuição do professor Tarcísio veio através de uma reflexão sobre o futebol amazonense, relembrando o seu início elitista (trazido como um dos costumes "civilizadores" para o estado na Belle Epóque ainda) e seu atual estado, com as perguntas que vieram após sua explanação.
![]() |
Prof. Pedro Mansur Andes e Prof. João Rozendo. Foto: Raoni Lopes. |
Profa. Elisângela Maciel e Prof. Arcângelo Ferreira. Foto: Olga Almeida. |
![]() |
Profa. Elisângela Maciel, Sandro Santos, Profa. Patrícia Sampaio e Profa. Adriana Barata. Foto: Sandro Santos. |
Profa. Francisca Deusa e Profa. Elisângela Maciel. Foto: Maurílio Sayão. |
![]() |
Nosso "arraial" na sexta-feira. Foto: Raoni Lopes. |
Na minha opinião, o evento superou nossas expectavivas. Ainda que tenhamos enfrentado algumas dificuldades, próprias de eventos de tal porte, conseguimos superá-las e aprender com elas. Foi uma ótima oportunidade para conhecermos melhor nossos professores e seus objetos de estudo. Suas falas nos ajudaram muito no sentido de entender o trabalho da pesquisa e do ensino. Estimularam muito o interesse pelo curso. Além disso, foi uma grande oportunidade de unir as turmas do curso. E foi, com certeza, na sexta-feira que percebemos que tínhamos alcançado um pouco desse objetivo. Foi uma experiência e tanto e não posso deixar de agradecer á Profa. Elisângela e todos meus colegas da equipe Clio por vivenciá-la. Á todos muito obrigado e nos vemos na XX Semana de História, se Deus quiser!
![]() |
Equipe Clio em momento de descontração. Foto: Sandro Santos. |
Esse texto foi originalmente escrito em 25 de Junho de 2011, mas consegui a autorização das fotos apenas agora.
Vou cobrar direito de imagem...
ResponderExcluirrsrsr
realmente a semana de História foi ótima... as próximas serão dignas de Gloria