sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conceitos II

O que são conceitos? São ferramentas que nos ajudam a entender a realidade. Foi na Grécia Antiga que Sócrates definiu o que seriam conceitos. Os conceitos seriam palavras abstratas que nos ajudariam a entender o mundo concreto. A filosofia falaria á respeito de conceitos e não de opiniões.O conceito, por ser abstrato, nunca será fielmente o que pretende explicar. Ele é apenas uma representação, uma espécie de palavra-chave.
Da Grécia até hoje muitos conceitos foram criados, na filosofia e fora dela. Em história, por exemplo, qualquer trabalho científico deve vir acompanhado, logo no início, do referencial teórico, ou seja, os conceitos que o pesquisador usará.
Muitos acreditam que a história só se renovará quando se renovarem seus conceitos. Michel de Certeau acredita que não são os conceitos que irão renovar a história e as demais ciências, mas a própria sociedade. Para o historiador francês, as ciências estão mais do que ligadas nas relações sociais e seus conflitos, por isso quando mudanças significativas acontecem na sociedade elas se renovam.
Ele dá alguns exemplos: no tempo do entreguerras, principalmente durante a crise de 1929, a história voltou-se para a economia e formou vários conceitos como fase de expansão e retração. Enquanto que nas últimas décadas a globalização e a indústria cultural tem ajudado os pesquisadores a elegerem como o conceito mais importante desse começo de milênio a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário