sábado, 9 de abril de 2011

Cuidados

O professor André Bueno em seu blog Orientalismo nos deixou um post muito interessante.
Chama-se "O Tempo das Dinastias".
Com base nas afirmações do filósofo Confúcio e do historiador Sima Qian ele aborda um aspecto interessante da cultura chinesa: a fusão entre cultura e meio ambiente. A idéia de harmonia é central na filosofia chinesa, assim como a da disciplina, e a harmonia entre homem e meio ambiente, história e natureza, era difundida e debatida pelos pensadores da época.
Uma coisa que sempre achei muito interessante é a noção que permeia a cultura chinesa de cuidado. Segundo André Bueno, quando se fala em cuidado deve se entender não só seu significado usual, mas também algo fabricado pelo homem, a cultura. A cultura é feita de cuidados, cuidado com os outros, cuidado com a natureza, cuidado com os Céus. O cuidado é próprio do homem, pois é através dele que se cria uma sociedade harmoniosa. Sendo assim, a educação é objeto privilegiado do cuidado do homem; educar para formar, educar para se divertir, educar para criar seres conscientes e não bárbaros que ataquem a harmonia das coisas.

Esses dois pontos (meio ambiente e educação) me parecem mais do que úteis para nós. Mais uma prova de que os povos orientais tem muito a nos ensinar, embora pensemos o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário