quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Delírio líbio

Não, esse cara na foto não é o Falcão. Esse homem se chama Muammar Gaddafi e governa Líbia a 42 anos, quando chegou ao poder por meio de um golpe militar. Gaddafi, nos primeiros anos de seu governo tornou-se célebre por peitar o EUA fornecendo munição e abrigo para terroristas, ultimamente, no entanto, perdeu um pouco do radicalismo e vez ou outra aparecia nos noticiários por alguma atitude excêntrica, como aquela vez em que fez um discurso na ONU de 2 horas e meia, senão me engano, levando os tradutores á loucura.
Na metade do mês corrente, ele voltou aos palcos e, ao que parece, ao seu bom e velho radicalismo. A queda dos presidentes tunisiano e egipcío no começo do ano espraiou a revolta no povo árabe pelos mais diversos países, do Iemên á Argélia. Era inevitável chegar á Líbia, onde Gaddafi governa há anos e o índice de corrupção é altíssimo. No entanto, esse país está chamando a atenção do mundo pela ferocidade da repressão do governo: a polícia tem atacado os manifestantes, as cidades em que mais há protestos (Trípoli, Benghazou e mais duas outras menores) tem sido bombardeadas e vigiadas por milícias.
Suspeitas de que Gaddafi teria fugido para a Venezuela foram quebradas quando ele apareceu hoje em sua residência na capital (que desde que fora bombardeada em 1980 pelo governo americano não fora reformada á pedido dele mesmo, para provar o ataque) em uma mensagem ao povo líbio, no qual ele pede que ajudem a "matar os terroristas" que estão por trás das manifestações. Ele ainda disse que não entregará o poder, será um "mártir". Enquanto a região norte do país está cada vez mais nas mãos dos rebeldes, com a ajuda de oficiais do exército que desertaram e até um ataque de caças foi abortado.
Alguns dizem que se Gaddafi sair a situação ficará cada vez mais caótica, uma vez que não há uma oposição coordenada e forte no país, levando a uma nova guerra civil. Pode até ser, mas impedir uma guerra civil com outra não acho uma boa estratégia. O apoio de Gaddafi está caindo, mas ele tenta se agarrar desesperadamente na truculência que o levou ao poder á 40 anos atrás. Amr Moussa, secretário geral da Liga Árabe, em uma entrevista á Folha de S.Paulo ontem afirmou que "a região vive um efeito dominó e jamais será a mesma". "Está nascendo um novo mundo árabe", concluiu. Gaddafi representa um Oriente Médio que vimos se formar durante o século XX como uma região de extremismos e violência, suas ações agora demonstram que ele não mudou muito. Não sabemos o que acontecerá no futuro, mas uma coisa parece cada vez mais certa: o Oriente Médio deixará de ser um Parque dos Dinossauros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário