segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

História Social

Hoje fala-se muito em História Social, mas uma definição precisa do termo é cada vez mais difícil de se dar.
Hebe Maria Mattos, em Domínios da História (Cardoso, Vainfas, 1997), diz que História Social em um primeiro momento era tudo aquilo que não fosse a história tradicional (factual, encomiástica, acrítica, polítca, etc), uma vez que tal conceito foi muito utilizado pelos fundadores e membros da Escola dos Annales. Desde então História Social e Annales são quase sinônimos.
Os Annales propunham uma história total e problema, preocupada em resgatar os demais aspectos da história (não apenas a política ou a economia, mas todas atuando em conjunto). No entanto, com o decorrer do tempo vários campos vão surgindo dentro da proposta dos Annales como a história das mentalidades, a história regional, etc.
A História Social tem suas problemáticas e métodos específicos. Hebe acredita que sim: seriam, respectivamente, entender como se formam e como interagem os diversos grupos sociais e, como métodos, a demografia, a história oral, a prosopografia, dentre tantos outros.
E como o Brasil está em termos de produção dentro da História Social? Ainda segundo a autora, nós estivemos e estamos em sintonia com a História Nova (mesmo que antes essa produção estivesse mais vinculada aos sociólogos e antropólogos e somente a partir dos anos 70 tenha vindo para as mãos dos historiadores).
Um aspecto interessante das questões criadas dentro da História Social, aliás um aspecto fundamental de toda historiografia, é o dilema sobre o protagonismo da História: ele cabe ás estruturas ou aos indíviduos? A pergunta está longe de ser resolvida, mas atualmente, guardada as devidas proporções, a maioria dos historiadores concordam que tanto os sujeitos históricos como as estruturas agem e interagem, sendo difícil especificar quem detém mais poder diante de todos os acontecimentos.

Referências:
CASTRO, Hebe. História Social. In:CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário