domingo, 25 de abril de 2010

Nativismo e História


Félix Guisard Filho (1890-1964) é um dos nomes mais importantes da historiografia taubateana. Graças a sua preocupação em recolher documentos sobre a história da cidade que hoje desfrutamos do rico acervo do Arquivo Municipal.
Guisard Filho foi um dos primeiros herdeiros do casal Felix Guisard e Jeanne Rosand. Sua educação primária se deu num colégio interno jesuíta de Itu e se formou em Medicina na faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Exerceu sua profissão em Taubaté por determinado tempo, mas se notabilizou como gerente da indústria de seu pai, a C.T.I. É lembrado também pela sua atuação á frente da prefeitura municipal nos anos de 1930 e 1940.
O que motivou Guisard Filho a escrever sobre a história de Taubaté? Na certa o seu ufanismo pela sua terra. Nessa época Taubaté estava sofrendo um novo surto de crescimento graças á urbanização e a industrialização, era uma época de euforia, na qual era preciso recuperar as raízes históricas do povo taubateano para explicar tal sucesso e para explicar porque Taubaté é uma cidade que merece respeito das demais cidades.
Praticamente o mesmo acontecia em São Paulo. O crescimento da cidade e a criação, gradativamente, de um projeto de hegemonia na política nacional (que irá se viabilizar com o Café-com-Leite) favoreceu uma onda de estudos sobre as personalidades históricas e a formação de S.Paulo. Em Taubaté, esse projeto político é mais limitado, refere-se somente ao Vale do Paraíba.
Guisard Filho então entra na pesquisa histórica, a exemplo de outros historiadores paulistas como Afonso de Taunay, conhecido como o historiador dos bandeirantes, (com o qual inclusive trocou correspondências) e ressuscita a fundação da vila de Taubaté pelo bandeirante Jacques Félix, relembra os nomes ilustres do Bispo Rodovalho e do Bispo José Pereira Silva Barros, além de publicar os inventários que achou em sua pesquisa.
Nessa época imperava no Brasil uma visão de história como a compilação de fatos e acontecimentos de feitos de grandes figuras e do fetiche pelos documentos. Os documentos eram assimilados sem nenhuma crítica, muitos trabalhos só se restringiajm á enumerar fatos, outros os usavam como argumentos para alguma posição política. Guisard Filho não podia fugir a regra; como vimos, sua história privilegia figuras ilustres e não faz muitas críticas ás fontes, limitando-se á copiá-las muitas vezes.
No entanto, devemos reconhecer que seu trabalho foi de suma importância, pois representa um dos primeiros impulsos á pesquisa histórica da região. Graças á sua preocupação com a cidade que acolheu sua família, o que o motivou a entrar na pesquisa histórica, Guisard Filho preservou documentos preciosos, sem os quais não poderiam existir os trabalhos atuais que tentam ver além dessa história do começo do século passado. Sem o trabalho de coleta de fontes e identificação dos documentos que ele iniciou a história de Taubaté não teria essa rica fonte de dados para pesquisa histórica que temos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário