quinta-feira, 22 de abril de 2010

História do Brasil de Murilo Mendes

Homos Brasiliense


O homem é o único animal que aposta no Jogo do Bicho.





O livro História do Brasil (1932) de Murilo Mendes tem essa e muitas outras sacadas geniais. São piadas em forma de poemas que brincam não só com a História do país, mas principalmente com a política da época. Num todo são uma espécie de retrato bem-humorado e irônico do Brasil.


Murilo Mendes é um poeta mineiro da primeira onda modernista que produzia uma poesia surrealista e, após a sua conversão ao catolicismo, mística. Recentemente os livros de literatura nacional tem tentado tirar a figura de Murilo do esquecimento, colocado lá pela impopularidade de sua poesia.

Por estar ligado á essa primeira fase do modernismo, o livro de Murilo possui muita dessas caraterísticas sendo as principais a irreverência, meio iconoclasta, e o humor, ás vezes ingênuo outras ácido. Murilo contesta as visões de nosso heróis, coloca alguns como foliões, ataca nossos políticos pela sua "ideologia" e critica um país que vem tentando ser outro e esquecendo de ser ele mesmo. Ao fim e ao cabo seu livro, bem ao estilo de um samba do crioulo doido, termina com uma espécie de consagração da brasilidade e de nossa "hilária" história numa espécie de festa carnavalesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário