terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uma filosofia brasileira?

O professor João Cruz Costa sempre reclamou de não existir uma filosofia brasileira de fato em nosso país, de que tudo o que temos são algumas tentativas quando não "cópias baratas" de sistemas filosóficos europeus. Mas o que seria, afinal, uma filosofia brasileira?
Bem, segundo o próprio professor seria um sistema filosófico que tentasse responder questões intrínsecas á nossa condição de brasileiros, sem perder com isso a universalidade das interrogações filosóficas.
E que questões seriam essas? Costa não as especificou, somente disse que precisariam estar conectadas á nossa realidade. Seriam questões relativas á ética, ao nosso jeitinho, ao patrimonialismo, ao homem cordial? Questões sobre cidadania, que modelo adotar, como adotá-lo? Pode ser. O terreno filosófico é muito fértil e embora Cruz Costa não tenha visto muita gente se dedicando ao assunto hoje temos pelo menos um número considerável de pessoas interessadas em semear algo nesse solo. E a Universidade teve e terá um papel importante nesse cultivo como incentivadora (ou não) da semeadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário