terça-feira, 10 de novembro de 2009

Muros

O Muro de Berlim foi construído em 13 de agosto de 1961, literalmente feito em um dia. O propósito imediato era evitar com que os alemães emigrassem todos para a Alemanha Ocidental.

Por dividir um país em comunismo e capitalismo, o Muro se tornou símbolo da Guerra Fria, portanto não é de se estranhar que quando ele foi derrubado em 09 de Novembro de 1989 essa foi eleita por muitos a data do fim da Guerra Fria e é isso que se comemora nesse dia. O dia em que o mundo saiu de uma espiral de paranóia e violência. Mas aí fica a pergunta: saiu mesmo?

Gostaria de lembrar um fato curioso: em 2000, o governo de Israel construiu um muro na fronteira do país com a Palestina. Enquanto no primeiro o interesse era impedir de sair este é o de impedir de entrar. O Muro de Israel será o símbolo de uma nova Guerra Fria, de um "choque das civilizações" como disse Huntington? Não sei, acho que ainda é cedo para dizer. O que tenho certeza é que o mundo não saiu de uma espiral de paranóia e violência, apenas entrou em outra.

Não estou desmerecendo a comemoração da queda do Muro de Berlim, apenas chamando a atenção para outros muros que ainda não cairam. O de Israel é um deles. Independentes dos israelenses estarem certos ou errados, essa atitude demonstra até que ponto chegou a situação do Oriente Médio e nos faz pensar em uma outra pergunta: conseguiremos ver a paz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário