quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Faroeste macarrônico


O cinema italiano tem muitos méritos, um deles, curiosamente, é o de produzir os melhores westerns ou filmes de bangue-bangue.
Curioso, já que esse gênero é quase que totalmente relacionado aos Estados Unidos (seja na temática como na técnica), mas westerns fora dos EUA foram uma verdadeira febre que assolou a Europa entre os anos de 1950 e 1970, da qual o cinema italiano foi mais bem sucedido.
A febre do spaghetti western começou com o diretor Sérgio Leone. Seus filmes inovaram por transformarem a trajetória dos personagens do velho oeste em espécies de épicos, graças á junção entre a música clássica e experimental de Ennio Morricone, a fotografia panorâmica e quase barroca e sua alternação com os closers.

Esse estilo promoveu uma renovação dos filmes de faroeste e realmente com razão. Embora seja suspeito para falar dos méritos de Leone na condição de fã de alguns de seus filmes, posso com certeza dizer que esse diretor levou um pouco de liricismo para as telas, principalmente de um tipo de filme que não preza muito por essa beleza estética.
Mesmo admirando alguns de seus filmes, há que se ressaltar seus defeitos. Um deles é a longa duração de suas histórias e o ritmo lento delas. Em alguns momentos, esse ritmo dá bons frutos, como, por exemplo, antes dos tiroteios e confusões - como se fosse uma espécie de prelúdio da violência - , mas em outros, como por exemplo, o famoso "trielo" de Três Homens em Conflito, ele se torna um pouco incoveniente.
Os filmes de faroeste, depois de Leone, viraram cult e ele fez escola, tanto na época como nos dias atuais (seus maiores discípulos são Quentin Tarantino, Robert Rodriguez e etc.). Infelizmente, a maioria de seus discípulos não conseguiram imprimir em seus filmes a liricidade dos de Leone e, em um mundo cheio de blockbusters e enlatados, essa liricidade faz uma falta impressionante.

2 comentários:

  1. O filme que Ennio Morricone faz trilha, pode ter certeza que vai ser sucesso! Para mim, o cinema italiano é o melhor do mundo, tanto na fase western, como no pós-guerra (final da década de 40 e dec. de 50). Aí vão algumas dicas: Cinema Paradiso e Ladrões de Bicicleta!

    ResponderExcluir
  2. Glauco, como você pode esquecer um dos maiores filmes italianos de todos os tempos? O Incrível Exército de Brancaleone!!

    ResponderExcluir