Todos nós sabemos a importância das imagens hoje. Afinal, nascemos e crescemos com elas, seja através de desenhos animados ou com as fotos dos jornais. Somos uma sociedade audiovisual, isso não há como negar. Portanto nada mais adequado que usarmos imagens na sala de aula.
Com a internet, esse trabalho está muito mais fácil. É só digitar Getúlio Vargas no Google e pronto! Em 5 segundos aparece um cardume de fotos dele.
No entanto quando se trata de História Regional a coisa fica mais complicada. Afinal, não existem muitas fotos sobre o Vale do Paraíba disponíveis na internet. Em Taubaté, pelo menos, o problema não é tão problemático assim. Ora, contamos com grandes arquivos na cidade que dão conta principalmente do começo do século passado. Destaco aqui dois: o Museu da Imagem e do Som de Taubaté (MISTAU) e o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade de Taubaté (CDPH-UNITAU). O primeiro fica na rua Thomé Portes del-Rey, n. 925, Jardim Ana Emília; já o segundo está localizado na rua Expedicionário Ernesto Pereira, n. 120, Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário