segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O despertar do mimi



Até outro dia estávamos em 2015. Em dezembro de 2015. E o burburinho todo, ao menos nas redes sociais, era sobre o novo filme da saga Star Wars.
Aliás, que acompanhou as notícias sobre a produção até aqui sem se tornar um chato merece uma medalha, porque ô gente para reclamar. Sério! O primeiro mimimi foi sobre termos um stormtrooper negro no filme ("ah, não pode porque eles são todos clones do Boba Fett e num-sei-o-quê..."). O segundo foi sobre o sabre de luz do vilão Kylo Ren (Adam Driver) ter braçadeiras de plasma (eu acho que aquilo é plasma). Sério! Até sobre o maldito sabre de luz esses "fãs" reclamam!
O que consagrou Star Wars como uma saga fantástica (e por isso muitos a classificam não como uma história de ficção científica, mas de fantasia) é a capacidade de burlar regras: máquinas que sentem medo e paixão como C3PO e R2D2, monges usando espadas incandescentes, explosões no espaço, toda essa salada de elementos, muitos não comprovados cientificamente (como as explosões no espaço), nos fez amar Star Wars.
E as informações sobre a saga foram sendo reinventadas ao longo dos anos. Num livro chamado Como Star Wars Conquistou o Universo, o autor, o jornalista Chris Taylor, demonstra como George Lucas só pensou em definir Darth vader como pai do Luke enquanto escrevia o roteiro do segundo filme da trilogia original. Ou seja, ele foi levando o enredo meio que nas coxas. Então por que estamos tão preocupados em defender cânones de uma história tão flexível?
Sinceramente, quero ser surpreendido. Não quero ver mais do mesmo. Talvez por isso não tenha gostado tanto do Despertar da Força. É muita referência a Uma Nova Esperança. Mas ao menos eles oferecem boas respostas sobre quem são os stormtroopers (e porque os clones não são usados sempre). Ou seja, mais uma vez reinventaram a saga e isso é ótimo.
O "fanboy" ortodoxo que caga regra e condena qualquer novidade que se apresenta pode estar mais próximo do universo de Star Wars do que se imagina: infelizmente, mais para o lado negro da Força do que de outra coisa.

____________
E sobre o sabre do Kylo Ren, fiquem com esse vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário