quarta-feira, 19 de março de 2014

Seriados, gangsteres e afins


Episódios-piloto são traiçoeiros. Podemos ser injustos com séries inteiras por causa deles. De duas uma, ou a série é melhor em si é melhor que seu começo ou pior. Raro manter a estabilidade nesse meio televisivo. 
Não sou um seguidor assíduo de séries. Mesmo as que gosto não acompanho regularmente. Preguiça por um lado, falta de tempo por outro. Acho que mais me dediquei a duas: Monk (que assisti até o final) e Lost (que abandonei na quarta temporada).
Hoje se fala numa Era de Ouro da TV americana. A crise na indústria cinematográfica teria feito com que muitos roteiristas e atores migrassem para a telinha, produzindo assim obras mais criativas e de maior qualidade. E cita-se como exemplo Breaking Bad, Game of Thrones, Boardwalk Empire, Dexter, The Walking Dead, etc... Agora a coqueluche do momento é True Detective.
Confesso que só assisti um ou outro episódio de cada uma dessas séries, mas fico me perguntando se não há muito burburinho ou marketing como diz Artur Xéxeo nesse boom de séries "de qualidade". Talvez eu não seja o mais autorizado a fazer essa avaliação, já que meu relacionamento com elas sempre foi bem diletante, mas me parece que muitas dessas produções são pretensiosas demais. Como se cada episódio fosse feito para ganhar um Oscar. Não me entenda mal, a busca por qualidade é saudável. Mas vejo em muitos seriados propostas que afirmam revolucionar o mundo do entretenimento, negando todo o referencial dos gêneros em que se situam (suspense, drama, policial, etc).
Enfim, digo isso porque recentemente assisti o primeiro episódio de Mob City e achei esta uma série despretensiosa, mas que proporcionou - pelo menos no capítulo inicial - uma trama envolvente e que dialoga com todo o universo de filmes e séries do tipo. Aliás, histórias da máfia são quase um fetiche para o mundo do entretenimento americano, não há como não ter em vista os filmes dos anos 30 ou as obras de Scorcese, Coppola e DePalma. Seja como for, é um bom entretenimento que não escorrega tão fácil em mediocridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário