sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Resmungos: O centro

Odeio o centro da cidade. O diabo é que quase tudo tá no centro da cidade. E esse é outro motivo porque odeio urbanistas (o primeiro é que eles andam com uma mania de fazer obras futuristas, modernosas, que acabam se tornando uns puta elefantes brancos).
No centro, calçada é um luxo. Os camelôs pegam 98% delas e você se vira nos outros 2% para passar por elas. Quando tem calçada é inevitável, tem um bendito poste que toma metade dela. E quando não tem poste, tem gente. E não tem coisa mais irritante que gente - Pense bem em quem mais te dar dor de cabeça (se um cachorro ou o seu cunhado folgado) e veja se não concorda comigo!
Acontece que as pessoas no centro parecem que estão andando num shopping: olham para tudo quanto é lado menos pra sua frente. Sem contar aquelas que se desligam completamente do mundo. A dona que pára no meio da rua pra conversar com a atendente da loja na calçada, aos berros, como se só as duas estivessem ali. Ou então o cara que vê os acostamentos todos ocupados e mesmo assim decide estacionar, só que no meio da pista, faz um segundo acostamento. E aí a rua, que já é pequena, afunila mais ainda. E aí, como se não bastasse, a ruazinha engarrafa fácil e quando você vai ver está catastroficamente atrasado pro trabalho por culpa desse maldito preguiçoso do inferno!
Junte-se a esse quadro um calor desgraçado, uma barulheira astronômica e um monte de motoristas de ônibus loucos e você tem uma obra prima! 
Não, motoristas de ônibus... já falei de ônibus por aqui, mas os motoristas merecem um capítulo especial. Dirigir ônibus em Manaus não é fácil. O trânsito é coisa de doido, por isso eles se adaptam pra sobreviver. Já vi motoristas espumar - sair aquela baba de raiva da boca, sabe? - só porque um motoqueiro cogitou fechar ele. E tem aqueles que não tiraram a carteira, foi o brevê: voam mais que a TAM. Eu tenho umas dez milhas aéreas acumuladas nesses buzões. E o melhor é que o cara tá fazendo curva, acelerando e o ônibus só rangendo, trincando... Já to vendo a hora em que o ônibus vai chegar no terminal só com a frente e vão ter de catar o resto dele pelas paradas.
E quando dá 17h ou 18h? O inferno que não fica? Não só no centro, mas quase na cidade toda. É gente vindo e gente voltando, na mesma hora. Resultado: engarrafamento. Manaus tá querendo competir com São Paulo em engarrafamento de cem quilômetros rasos. Será que vamos pra olimpíadas desse jeito? Não, as olimpíadas que vão até a gente. Olimpíadas e copa. Imagine que beleza vai ser. Camelôs, gente empacando na rua, motorista voando, gente lesando no caminho, aquela orquestra de buzinas, um engarrafamento de primeiro mundo num puta calor e o alemão só tirando foto. Até o caos agora é atração turística, é o que faltava...

Nenhum comentário:

Postar um comentário