quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Boas notícias!


O Ministério da Educação (MEC) definiu o piso nacional do magistério em R$ 1.451. Um aumento de 22% e pouquinho em comparação com o ano passado. Um aumento significativo comparado com o dos últimos anos. Um aumento feito com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Cresceu o número de alunos, aumenta-se o piso salarial do professor. A Lei do Piso garante que em 40 horas semanais de trabalho todo professor tem direito á esse valor. Nem um pouco á mais, nem á menos.
Os professores estão comemorando, já alguns políticos, principalmente governadores, estão espumando de raiva. Seu discurso é o mesmo: não podemos pagar, não temos dinheiro suficiente para pagá-los, blá blá blá... Ora, aquele município ou governo estadual que não pode completar a cota exigida deve recorrer ao governo federal, uma vez que ele completará o resto com suas verbas. Essa é a função do Fundeb, ora bolas! 
O que pode garantir que o piso seja instituído? Talvez uma paralisação geral. É o que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) propõe: greve de 14 a 16 de março. Estaremos lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário