quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A pena é mais forte que a espada...

Angelo Agostini era um ilustrador italiano que fez fama no Brasil da segunda metade do século XIX através das suas ácidas charges criticando personalidades públicas na imprensa paulista. Agostini conseguiu, com o tempo, produzir seu próprio periódico: a Revista Illustrada. Nem por isso deixou de ser menos cáustico.
O alvo predileto de Agostini era o então imperador do Brasil, D. Pedro II. Acreditava que o imperador era responsável por um governo corrupto e atrasado, porque era conivente com as tramóias dos senadores e presidentes de província.
Agostini atacou a figura imperial desenhando-lhe muitas vezes como um homem que vive dormindo, como se estivesse indiferente á tudo. Na charge á baixo, nos últimos anos do Império, Agostini desenha D. Pedro II dormindo por causa das notícias que lê no jornal. Elas são tão desinteressantes que o imperador cai no sono. Sendo que naquele momento os jornais do Rio de Janeiro estavam cheios de notícias sobre a situação da cidade e da política, ambas conturbadas.

A legenda diz: "El Rey, nosso senhor e amo dorme o sonno da... indifferença!Os jornaes que diariamente trazem os desmandos dessa situação, parecem produsir em S.M. o effeito de um narcótico. Bemaventurado Senhor! Para vós o reino do Céo e para o vosso povo... o do inferno!"
Um motorista que dorme ao volante é o símbolo da irresponsabilidade. É o que Agostini tenta nos passar através de seu desenho. E, na realidade, a imagem que D. Pedro II cultivava de um imperador sereno e de idade avançada meio que combinava com essa sua "sonolência".
A historiadora Maria Thereza Chaves de Melo diz que desenhos como esse de Agostini foram importantes para o fim do Império porque eles popularizaram a idéia de que a monarquia era um regime arcaico que deveria ser extirpado do país. Sua tese é de que se a República não teve a participação do povo, pelo menos contou com seu apoio. Em 1889 a imagem da monarquia estava totalmente desmoralizada e por isso não se viu grandes manifestações pedindo a volta do regime. As charges afiadas de Agostini, quem diria, ajudaram a derrubar um monarca.

Um comentário:

  1. Não é verdade que a monarquia estava desmoralizada em 1889. Muito pelo contrário, o regime monárquico estava no auge da popularidade e o monarca era extremamente bem-visto pela população. Quem escreveu isso ai não deve ter lido muito a respeito da História para saber como foi proclamada a República no Brasil.

    ResponderExcluir