quarta-feira, 23 de setembro de 2009

História de Taubaté III


A C.T.I. acompanhou a primeira fase de industrialização do Vale, fase essa na qual as indústrias têxteis tiveram peso preponderante. Graças á suas boas condições de transporte e mão-de-obra e o desenvolvimento da indústria de base em São Paulo expulsando as indústrias têxteis para a periferia do Estado, a indústria têxtil se conoslida no Vale. Grandes exemplos são a Sociedade Anônima Jacarehy Industrial, Malharia Nossa Senhora da Conceição S/A, Companhia de Fiação e Tecelagem Caçapava e etc.
A C.T.I. sofreu algumas dificuldades no seu início, fruto das instabilidades políticas e financeiras da implantação da República. Entre elas podemos citar as mais significativas: a República libertou os estados do jugo centralizador imposto pelo Império para evitar separatismos e adotou uma política financeira que tentava financiar a industrialização e ao mesmo tempo resguardar os interesses de certos grupos econômicos.
A primeira teve como consequência uma luta de oligarquias regionais pelo poder que nos primeiros anos do novo regime resultou numa verdadeira anarquia, a qual os governos militares tentaram controlar. A situação só foi melhorar com Prudente de Moraes, mas foi Campos Sales que conseguiu achar uma fórmula perfeita: o desvinculamente do poder federal, que agora passaria a ser só administrativo, do poder estadual e regional, que agora passaria a ser só político. Essa é a famosa Política dos Governadores.
A segunda resultou nas políticas de valorização do café como o Convênio de Taubaté em 1906, onde se determinou que o governo compraria os estoques de café desde que os fazendeiros parassem de se expandir, e em negociamentos da dívida externa, como o Funding Loan, no qual o Brasil conseguia adiar o pagamento da dívida externa por tres anos. O país atravessou muitas crises, por conta da natureza do comércio do café (altamente especulativa) e por algumas políticas financeiras desastrosas como o Encilhamento (permissão aos bancos para imprimir papel-moeda que resultou na inflação).
Mas a C.T.I., seja por meio de empréstimos com os bancos da capital ou por empréstimos com firmas estrangeiras, conseguiu se consolidar, mesmo sendo a política financeira da época bem desfavorável á indústria. Em alguns anos, Félix Guisard, um de seus fundadores e futuramente gerente, assume a diretoria da fábrica. Este inicia a realização de várias obras de assistência á massa de operários, como colônia de férias em Ubatuba, ambulatórios, jogos de futebol e etc. A fábrica de Guisard também opera um remodelamento do espaço urbano ao criar as vilas operárias. Ou seja, a fábrica inaugura um projeto de racionalização (com a criação de habitações padronizadas) e de responsabilidade social (beirando o paternalismo e o assistencialismo de outrora).
Seguem o exemplo da grande indústria têxtil de Taubaté outras que se instalarão depois como a Companhia Juta Fabril (que produzia sacaria para o café e alimentos) de Mário Audrá e a Corozita (fábrica de botões) de Gino Lafranschini. Taubaté, aos poucos atrai mais invenstimentos e concentra mais serviços. Na década de 1910 podia se orgulhar de ser uma das mais urbanizadas do Vale paulista.
Com a Primeira Guerra Mundial, como aponta Warren Dean, a indústria nacional teve um grande avanço em vista da ausência de seu maior rival: as firmas estrangeiras. Quando a guerra acaba e o governo federal decide diminuir a tarifa alfandegária para os produtos estrangeiros, os industriais, agora fortes e conscientes da sua força, tentam barrar essa medida e conseguem. As crises do setor cafeeiro na década de vinte abriram caminho para que essa classe conseguisse o apoio do governo nas importações de maquinário.Com novas máquinas a qualidade dos produtos cresce e se torna um grande concorrente dos produtos estrangeiros.
Politicamente, Taubaté era predominante vinculada á elite cafeeira e essa elite era vinculada ao Partido Republicano Paulista, praticamente o único existente em S.Paulo até 1926 quando surgiu o Partido Democrático, de uma orientação, como se vê, conservadora. O grande dissidente nacional dos Partidos Republicanos federais, sede das oligarquias, era a Aliança Liberal, formada em 1929 por uma coligação de oligarquias regionais descontentes com o predomínio de S. Paulo, membros da recém-nascida classe média e grandes setores do exército preocupados em estabilizar o governo. Em vista dos fracassos da política econômica da República Velha e as grandes transformações acontecidas durante a década de vinte, a Aliança Liberal toma força e chega ao poder por meio de um golpe.
Extremamente ligado á lavoura, Taubaté segue o coro dos grandes partidos paulistanos e protesta contra o governo revolucionário, que quebrou a hegemonia desse grupo social no poder federal. O clima de descontentamento vai gerar uma guerra para restituir o poder ao presidente eleito (paulista) legalmente. Essa vai ser a Revolução Constitucionalista de 1932, na qual Taubaté participou enviando vários voluntários para invadirem o Rio de Janeiro nos Batalhãos Jacques Félix, Batalhão Major Paranhos Belo e outros, e se tornando ponto estratégico para o acampamento das tropas vindas de São Paulo. O plano dos constitucionalistas eram invadir a capital descendo a serra por Cunha, no entanto, os legalistas descobriram e os encurralaram antes mesmo da descida. Lá começou uma ferrenha guerra, na qual os batalhões do Vale e de S. Paulo foram derrotados. Vargas, com medo de outro levante, concede certos benefícios aos paulistas, como um interventor oriundo da própria aristocracia paulista e definindo eleições futuras para acabar com o clima de iconstitucionalidade.
Vargas inaugura uma política corporativista, na qual os trabalhadores são controlados pelo Estado, ao invés de serem massacrados como acontecia nas greves na República Velha. Os industriais também se tornam alvo da política conciliatória de Vargas, por isso ele faz uma série de medidas a seu favor. No Vale o que vemos é a consolidação das indústrias têxteis, mesmo que as indústrias se concentrem em certas cidades, São José dos Campos por exemplo era uma estância para tuberculosos. No entanto, Vargas também planejava dinamizar a região, devido a sua posição estratégica ela poderia futuramente abastecer a Capital Federal. Por isso uma comissão foi organizada para elaborar um plano de reerguimento econômico do Vale, inspirado nos planos feitos pelo presidente Roosevelt nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário